quarta-feira, 15 de abril de 2009

Protógenes e/ou De Sanctis para Presidente? Faça a sua escolha e comece o movimento

A alguns posts atrás, comentei sobre quem seria capaz de derrubar as duas máquinas políticas de 2010: Serra e Dilma.

A tal ponto minha resposta foi: "Não sei, mas adoraria conhecê-lo(a)."

Serra é reconhecido pela sua capacidade administrativa e tem na mão o estado mais importante do país. Além de claro, graças a seu trabalho como ministro, governador e a visibilidade em eleições passadas, tem aí os seus 99,99% de "reconhecimento de marca".

Dilma por sua vez, ainda é difícil botar fé na sua capacidade eleitoral. Até porque se esse fosse um de seus dons, ela já teria se candidatato a muito tempo, e não ter ficado em "postos administrativos" durante sua carreira política. Por sua vez, ela também é considerada uma "bela" gestora (não que as plásticas tenham melhorado seus índices na pesquisa). E ainda não se sabe se o seu passado a mão armada irá lhe ajudar ou prejudicar nas urnas.

De olho na briga, existem mais dois outros grandes nomes nacionais - Aécio e Ciro. Mas, vamos lá -- Serra não vai deixar o Aécio levar essa dele por nada! Aécio terá seu tempo. Já o Ciro, não tem cacife para conseguir apoio suficiente para uma corrida nacional (boa parte pelo simples fato de não ser do PSDB, PT ou PMDB).

Por enquanto parecemos estar fadados ao status quo do PSDB X PT com o PMDB no oba-oba...

Até que ponto é democrático, depois das suadas "Diretas Já", podermos escolher nosso presidente entre apenas dois figurões políticos já pré-estabelecidos? Que manterão os seus cinturões de cargos ao cumprir suas promessas com suas elites de apoio.

Aqui porém, é o ponto que quero chegar:

Podemos mudar esta história?

Podemos ter o nosso "próprio Obama"?

Poderemos ter um presidente que não seja intrinsicamente ligado à estrutura burocrática, corrupta e ineficaz do nosso governo de hoje?

A resposta é: Sim*

O asterísco ali, é aquele do "porém". E ele representa a Internet. Se ela estiver livre para ser utilizada como meio de comunicação pelas campanhas e pelos seus apoiadores -- ou seja, muito diferente da experiência vivida nas eleições de 2008 no Brasil. Quando, salve alguns mínimos acordos estaduais, qualquer participação política ou apologia a determinado candidato foi proibida na Internet, tendo como espaço único para tal, o website de campanha do candidato. Que ainda teve de ser deletado antes do dia da eleição, ou seja, hoje não podemos nem voltar à página do candidato eleito para conferir se suas promessas de campanha estão sendo cumpridas.

Se perde transparência e participação -- vence a velha política e suas arte-manhas, onde quanto menor o povo se importar por política: melhor.

E é exatamente por isso que a Internet tem sido tão estudada, e o governo tem sido tão cauteloso em relação a sua liberação ou não. Ou você acha que os "figurões" querem perder espaço para "aventureiros" apoiados e financiados pelo cidadão comum através das novas ferramentas da web?

Sim, e o que Protógenes e De Sanctis tem a haver com toda essa história?

Por que eles não podem ser os tais "aventureiros"?

Acusações e criminalizações de seus nomes a parte, eles já são heróis para grandes audiências, e já possuem forte apoio na Internet, seja através de blogs dedicados, na blogosfera em geral, e/ou em comunidades no Orkut -- além de incontáveis mensões no Twitter.

Em blogs dedicados foram encontrados: 1 exclusivo para o delegado Protógenes: Blog do Protógenes e outro em apoio aos dois: São Paulo apóia Protógenes e De Sanctis

Além de uma comunidade Ning de discussão com o respeitável número de 2,219 membros: Protógenes Contra a Corrupção

No Orkut:

São 33 comunidades dedicadas ao Delegado Protógenes Queiroz - todas a seu favor e com nomes como:

Protógenes Queiroz é o cara
;
Protógenes Queiroz Presidente!;
Protógenes,um herói BRASILEIRO.

Para o Juiz Fausto De Santics são 14, também todas em seu favor, como:

Juiz Fausto De Sanctis
-- com 1,140 participantes, ou até comunidades que o admiram além do seu trabalho como Juiz: Fausto Sanctis tudo de bom...

E para registro:

No Orkut, a situação dos outros 4 presidenciáveis é esta:

"José Serra" com 117 comunidades: 33 a favor / 42 contra / e 42 de comédia;
"Dilma Roussef(f)" com 72 comunidades: 50 a favor / 19 contra / e 3 de comédia;
"Aécio Neves" com 100 comunidades dedicadas: 69 a favor / 20 contra / 11 de comédia;
"Ciro Gomes" com 34 comunidades: 31 a favor / e 3 contra.

Ou seja, ao menos no mundo virtual, personagens que tenham uma visibilidade considerável, e tenham admiração popular, poderiam mais facilmente concorrer a cargos importantes no Brasil. Sem depender de negociatas políticas e de picuinhas partidárias.

Lógico que seria necessário a adesão dos mesmos em um partido -- mas se já for um nome forte, liderado por apoio popular, e que realmente esteja preparado para tal, teríamos ao menos a chance de votar em um candidato passível de se eleger que não fosse José Serra ou Dilma Rouseff.

3 comentários:

Spencer disse...

Mr Hoffmann,

A polarização Dilma/Serra parece-me definitiva, a não ser que a terrível doença que assombra a Ministra a obrigue a abandonar o barco. Não acho democraticamente o ideal termos apenas 2 nomes com reais possibilidades de se elegerem, porém não é por falta de opções, afinal temos nomes aí colocados como Heloisa Helena, Cristovão Buarque, Ciro Gomes e outros. O que acontece, a meu ver, é que o amadurecimento de nossa Democracia fez com que começássemos a ter partidos mais fortes, o que é muito melhor do que apostarmos em "heróis" ou "aventureiros", como um Collor da vida. Ora, o que sabemos sobre um Protógenes ou um De Sanctis? Quem são eles? Paladinos da Justiça? O simples fato de parecerem sérios e honestos não os gabarita a receber meu voto, seriedade e honestidade não andam sozinhos. Sinceramente espero que tenhamos amadurecido o suficiente para não precisarmos nem querermos heróis. Na história do mundo já tivemos líderes absolutamente honestos, absolutamente sérios e absolutamente despóticos.
Um abraço,
Spencer

Anônimo disse...

Diretor do Detran Sr.Miguel Grillo é "condenado",pela Justiça de Mga.

De um peemedebista indignado
Osvaldo Felix,Secretário Geral do PMDB de Maringá, envia o seguinte comentário, que posto na íntegra:.

"""""""VERGONHA"""""""VERGONHA""""""""

COMO PELA LEGALIDADE ELEITORAL E PARTIDÁRIA, "AINDA"SOU SECR.GERAL DO PMDB DE MGA,MESMO SEM TER VOZ ATIVA DENTRO DA EXECUTIVA,SOU OBRIGADO A EXPOR MINHA OPINIÃO SOBRE ESTES DOIS CASOS DESTA SEMANA,QUE DIRETAMENTE ENVOLVE O NOSSO PARTIDO O PMDB.
1º)O VOTO DO VEREADOR JHON, FILIADO AO PMDB,EM RELAÇÃO AOS CORTES DOS CCs,CONTRARIANDO A VONTADE POPULAR.
2º)A CONDENAÇÃO DO SR.MIGUEL GRILLO, E OUTROS FILIADOS AO PARTIDO,INTITULADA PELA JUSTIÇA COMO FORMAÇÃO DE QUADRILHA A FALSIDADE IDEOLÓGICA.
O QUE SE PODE ESPERAR DE UMA EXECUTIVA DE UM PARTIDO COMO O PMDB.
"O MÍNIMO"QUE SERIA SE REUNIR,JUNTAMENTE COM SUA COMIÇÃO DE ÉTICA,E POR EM VOTAÇÃO ESTES CASOS,E QUE ENVOLVE ESTAS PESSOAS A SE EXPLICAR "SE HOUVER EXPLICAÇÃO"AO PARTIDO EM QUE ESTÃO FILIADOS,E ASSIM SENDO "DEMOCRATICAMENTE"O PARTIDO COM TOTAL "INDEPENDÊNCIA",JULGAR O QUE ESTIVER CONTIDO NO ESTATUTO PARTIDÁRIO,E SEMPRE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO,A VONTADE DOS ELEITORES".

lia disse...

Olá Bruno,

coordeno as transmissões participativas do Roda Viva (www.iptvcultura.com.br/rodaviva) e navegando pela rede cheguei ao seu blog. Não sei se você já acompanhou alguma vez o programa pela internet, mas realizamos cobertura via twitter e também promovemos um bate-papo paralelamente ao programa. Segunda entrevistaremos o presidente do BNDS, Eduardo Coutinho, e se você estiver por São Paulo e tiver interesse, me escreva. liarangel@tvcultura.com.br ou no twitter @liarangel