terça-feira, 3 de junho de 2008

Eleições EUA: Nomeação Democrata Pode Ser Decidida Ainda Hoje

A mídia estadunidense só fala sobre o fim das primárias democratas. Hoje os últimos estados vão as urnas, são os estados da Dakota do Sul e Montana. E apesar de serem estados com uma grande extensão territorial, não possuem muitos habitantes, ou seja, o peso destes estadoes é bem pequeno e não mudará em nada o desfecho da história.

Pela 3ª vez, afirmo aqui: Obama será o Nomeado do partido e vai disputar a presidência contra o Republicano John "velho de guerra" McCain.

A imprensa tem afirmado que hoje a noite, Hillary concederá a nomeação à Obama. Informação esta, que foi posteriormente desmentida pela campanha de Hillary. Mas nunca se sabe... existem pessoas ainda votando nos outros estados, ela deve esperar as urnas fecharem primeiro para aí sim entregar os pontos.

O vídeo abaixo mostra o ex-presidente Bill "boca grande" Clinton. É um discurso dele ontem, afirmando que este seria o seu último dia em campanha - deixando claro que Hillary sairia da disputa.

(Inglês)


Bill Clinton:
"Eu gostaria de dizer também que este talvez seja o último dia que eu esteja envolvido neste tipo de campanha. Eu achei que estava fora da política, até que Hillary decidiu se candidatar".

A pergunta que fica é: E o tal "Dream Ticket" ou a "Dupla dos Sonhos"?

Durante a sua campanha Obama sempre afirmou que Hillary seria umas das primeiras escolhas para vice-presidência de qualquer candidato democrata.

E o fato de ela ser tão conhecida e ter uma base tão grande em determinados estados politicamente importantes, fica claro que ela seria sim uma grande ajuda para garantir a vitória nas eleições gerais em Novembro.

O problema neste caso, é que ficou claro durante esta campanha, diferenças consideravelmente importantes entre os dois, como a aceitação ou não de dinheiro de lobistas. Obama tem sido financiado exclusivamente pelos os seus apoiadores.

Outro ponto é se ela realmente caberia na mensagem de mudança de Obama, uma mudança pura, que traria alguém sem a "experiência viciada" da capital.

A conferir...

Mas é uma mistura que com certeza não deixaria ninguém no Brasil espantado. É só lembrarmos de Ciro Gomes e Lula em 2002 por exemplo, quando no 1º turno Ciro não deixava de criticar Lula nem por um minuto, mas no 2º turno estava a seu lado, e durante o seu governo virou ministro.

Um comentário:

Spencer disse...

Ainda gostaria de ver uma chapa Obama/Hillary. Ainda acho que seria a "chapa dos sonhos" sim. Isso porque acredito que seria a melhor forma de derrotar os Republicanos. Seriam, perdão pela comparação, o feijão com arroz, se complementariam, cada um com características tão diferentes que alcançariam o mais amplo espectro de eleitores, além de ser uma verdadeira revolução simbólica para todo o mundo, ter um negro presidente com uma mulher vice, em pleno Estados Unidos da America. Acredito que o simbolismo seria muito maior do que eles próprios e que as tais diferenças seriam muito menores do que o poder dessa imagem para o restante do mundo. Não creio que Hillary como vice sabotaria a campanha, nem muito menos o mandato de Obama, caso eleito, seria como dizemos por aqui, "atirar no próprio pé". A mulher pode ser um monte de coisas, menos burra... quanto ao outro pastor( ou padre católico, como disseram alguns órgãos de imprensa)que falou sobre o choro de Hillary, a meu ver foi um leviano que não contribuiu em nada para a causa da integração racial.