quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Candidato Independente Rumo à CB?

Mais um pergunta a ser respondida.

Haverá um candidato independente rumo à Casa Branca em 2008?

Muito especula-se a respeito de uma possível candidatura do atual prefeito de Nova York. Que no passado foi democrata, mas conquistou a prefeitura de NY como republicano. Michael Bloomberg é dono da Bloomberg, uma das maiores agências noticiosa-financeira do mundo.

O prefeito tem insistido que não é candidato. Mas a mídia continua a especulação para gerar notícia, e tentar criar mais dinamismo no processo.

A especulação é embasada no fato de Bloomberg ter se tornado independente no mesmo período que outros candidatos anunciavam suas candidaturas há um ano atrás; por ser reconhecido e respeitado no país; e também o principal fator: ele é rico suficiente para entrar na disputa.

Ou seja, seria capaz de promover seu nome e mensagem em todo o país sem depender de contribuição de ninguém.

Mas então ele vai se candidatar?

A resposta é: Não.

A pesquisa da Gallup Poll me ajuda a lhe explicar o porquê:

(Inglês)


A pesquisa faz uma comparação entre este ano com 1992, quando um terceiro candidato (independente), Ross Perot, disputou as eleições contra Bill Clinton e o então presidente George Bush "Pai".

Em 1992, o independente chegou a liderar nas pesquisas, mas sem a estrutura dos grandes partidos, acabou com apenas 19% dos votos.

As perguntas foram:

- Existe algum candidato concorrendo este ano que você acredita que será um bom presidente?

Em 1992: 40% / em 2008: 84%

- Você sente que algum dos candidatos a presidência apresentou boas idéias para resolver os problemas do país?

Em 1992: 29% / em 2008: 58%

Como se vê, neste ano o eleitorado está muito mais satisfeito com o que vêm sendo apresentado pelos atuais concorrentes ao posto de presidente.

Ou seja, não há espaço para um candidato independente.

O máximo que Bloomberg poderia fazer é ajudar um determinado candidato, agregando uma boa porcentagem de votos que potencialmente iriam para o outro rival - republicano ou democrata.

Nenhum comentário: