terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Queda e o Retorno de Hillary

A Senadora Hillary Clinton começou a corrida pela Casa Branca disparada na frente entre os Democratas; natural já que todos a conhecem e os democratas a consideram competente e confiável. Mas claro, isso não quer dizer que ela seja a melhor pessoa para o cargo.

A largada dessas eleições foi dada no início do ano passado, e agora com os primeiros resultados em Iowa e New Hampshire, se percebe que Hillary está longe de já ser considerada a nomiada. Neste periodo outros candidatos tiveram tempo suficiente para trabalhar suas candidaturas.

Em Iowa, Hillary ficou em apenas 3º lugar (29%) atrás de John Edwards (30%) e o vencedor Barack Obama (38%).

Os cinco dias que separaram uma eleição da outra só se viu a "Obama-Mania", toda a mídia o exaltava; o comparavam com uma estrela. E até já questionavam se a candidatura de Hillary permaneceria ou não. E as últimas pesquisas vindas de New Hampshire o apontavam na liderança - lugar antes, ocupado por Hillary.

E agora com a vitória de Hillary em NH, todos se mostram admirados, parecem esquecer toda a força que Hillary ainda possui - fora seus recursos financeiros.

O super correspondente global, justificou a "surpreendente" vitória de Hillary a uma possível onda de respostas incorretas as pesquisas, ou seja, apoiadores de Hillary dizendo que votariam em outros candidatos.

Outros atribuem o fato de Hillary ter comovido a todos ao se emocionar um dia antes das eleições em NH. (vídeo)



O que de fato surgiu sim algum efeito. Principalmente com o público feminino (casadas e 45+). Mas a razão principal da vitória de Hillary foi a atuação dos eleitores independentes (aqueles não registrados em nenhum dos dois partidos). Em NH eles podem escolher em qual primária desejam votar.

Estes independentes, de maioria apoiadora de Obama entre os democratas, preferiram garantir a vitória do ex-prisoneiro de guerra do Vietnã, o republicano, John McCain. Que por sinal havia ganho esta mesma eleição no estado em 2000.

Ou seja, Obama obtinha simpatizantes suficientes para derrotar Hillary - só lhe faltou os votos computados.

Mas não se enganem. Hillary ainda é muito forte. Enquanto tiver dinheiro em caixa, ela estará na corrida.

Só um desastre dia 5 de fevereiro a tira da corrida. Dia da "Super Terça-feira", quando um total de 22 estados decidem seus candidatos.

Nenhum comentário: