quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Em Breve: Crise na Imagem do Etanol Brasileiro

Hoje à noite, as 22h e 24h (horário de Brasília) a agência de notícias Bloomberg irá transmitir um documentário feito no Brasil a respeito da colheita da cana-de-açúcar e a falta de estrutura e abusos sofridos pelos bóias-frias.

"Os carros são movidos a sangue".




MISTURA MORTÍFERA
O Custo Humano para o Etanol
uma reportagem especial exclusiva
A História Não-Contada da Indústria do Etanol Brasileiro
_____________________________________________



E por que crise?

O programa de Álcool brasileiro é hoje bem visto internacionalmente por mostrar uma alternativa limpa para o petróleo. Reforçada por esta onda por produtos que não afetam o meio ambiente, recicláveis - na esperança de diminuir os efeitos do (possível) aquecimento global.

Grupos ambientalistas ao redor do mundo adoram a alternativa brasileira. Mas a adoram porque não conhecem a fundo o sistema de produção e os consequentes problemas sofridos por trabalhadores durante a colheita.

A partir do momento que o programa de Etanol do governo brasileiro perder este glamour de energia limpa e protetora do meio ambiente, as exportações podem sofrer um grande impacto.

Os importadores estadunidenses não vão querer as suas empresas associadas à abusos - falta de direitos e potencial "escravismo" de trabalhadores brasileiros.

Nenhum comentário: