Hoje à noite, as 22h e 24h (horário de Brasília) a agência de notícias Bloomberg irá transmitir um documentário feito no Brasil a respeito da colheita da cana-de-açúcar e a falta de estrutura e abusos sofridos pelos bóias-frias.
"Os carros são movidos a sangue".
MISTURA MORTÍFERA
O Custo Humano para o Etanol
uma reportagem especial exclusiva
A História Não-Contada da Indústria do Etanol Brasileiro
_____________________________________________
E por que crise?
O programa de Álcool brasileiro é hoje bem visto internacionalmente por mostrar uma alternativa limpa para o petróleo. Reforçada por esta onda por produtos que não afetam o meio ambiente, recicláveis - na esperança de diminuir os efeitos do (possível) aquecimento global.
Grupos ambientalistas ao redor do mundo adoram a alternativa brasileira. Mas a adoram porque não conhecem a fundo o sistema de produção e os consequentes problemas sofridos por trabalhadores durante a colheita.
A partir do momento que o programa de Etanol do governo brasileiro perder este glamour de energia limpa e protetora do meio ambiente, as exportações podem sofrer um grande impacto.
Os importadores estadunidenses não vão querer as suas empresas associadas à abusos - falta de direitos e potencial "escravismo" de trabalhadores brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário