terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Regras das Eleições nos EUA - Processo Não é 100% Democrático

O Uol traz um infográfico ilustrando, de maneira simplificada, do processo de escolha de presidente nos Estados Unidos.


O processo prova que o país tem um sistema que ouve a vontade do povo há muito tempo, já que o processo não requer uso de novas tecnologias.

Mas prova também a falta de capacidade de modernizar o processo. E também vale lembrar que em contra-ponto a imagem democrática do país, o processo não é 100% democrático.

Muito se fala dos delegados, que são os representantes do voto de determinada região - que será contabilizado na convenção nacional do partido.

Mas no mesmo pacote, existem os Super-Delegados, que são figuras importantes dentro do partido - que não necessariamente tem que votar de acordo com a vontade da população.

Entre eles, nomes como Al Gore, Bill Clinton, Ted Kennedy... em geral todos os legisladores eleitos mais alguns outros nomes que não foram eleitos, mas tem um grande peso na administração do partido.

Ou seja, estes nomes podem ter o mesmo peso de decisão de milhares de votantes.

E Hillary Clinton tem o apoio da maioria deles - ou seja, se Hillary ganhar esta primária - será baseada em uma brecha não democrática do processo.

Aos Brasileiros: Que tenhamos orgulho da nossa Urna Eletrônica...

p.s. Aqui só falta um comprovante em papel - que o eleitor não teria acesso - a não ser por um vidro, onde ele então confirmaria a impressão do seu voto.

Nenhum comentário: