Os Democratas estão apostando na candidatura de Solange Amaral para prefeitura do Rio de Janeiro.
A deputada está estrelando a mensagem institucional dos democratas:
A mensagem desenvolvida é simples e óbvia para um candidato que não pode reclamar da atual administração, mas ao mesmo tempo quer se diferenciar e mostrar que pode melhorar: "Garantir o que dá certo e trazer o novo", diz a Dep. Fed. Solange Amaral.
E olha que esse slogan pode ser reaproveitado em 2010 se as políticas de Lula continuarem recebendo esses altíssimos níveis de aprovação...
Lula defende o álcool brasileiro e joga a culpa nos países desenvolvidos pela falta de alimentos.
Reinhold Stephanes (Agricultura) e as medidas para garantir o mercado interno X protestos no Peru.
A moda da energia limpa está passando dos limites da atual capacidade de produção.
No caso do etanol a base de milho dos EUA tem, os produtores tem recebido tantos incentivos - na tentativa de diminuir a dependência do petróleo - que vamos chegar em um ponto que plantar alimentos para consumo humano, e não para fabricação de energia, será considerado caridade...
Ambos os vídeos foram produzidos pela The Real News Network, que se trata de um canal independente - que não aceita fundos de governos ou de instituições privadas - ela é gerida através de doações da sua audiência. É o futuro da notícia - patrocinado pela massa que quer a notíca pura... sem o filtro de interesses privados.
Lula está cada vez mais a vontade na frente do governo... e demonstra não só a sua evolução linguística como afirmara, mas também fica evidente que ele foi aperfeiçoado em todos os sentidos politicamente.
E graças a novas tecnologias e um maior público com acesso a internet por exemplo, Lula tem sido inteligente o suficiente para promover seu governo dentro das regras do jogo.
Uma versão de "Rocky" com Barack Obama e sua arqui-vilã Hillary Clinton com suas táticas sujas: acusando-o de promover uma ilusão eleitoreira com seus discursos e grandes passeatas - tentando afirmar que ele não seria capaz de promover as mudanças que deseja.
(Inglês)
Enquanto isso, o verdadeiro "vilão" republicano só observa... confortavelmente, os democratas se degladiando.
Até o momento, por onde quer que a tocha olímpica passe: protestos cada vez maiores tem sido organizados por ativistas em prol da libertação do Tibete - que fora incorporado pela China em 1951. Mais sobre o conflito aqui.
Mas até que ponto o espírito olímpico, que traz paz e uni nações com diferenças, será capaz de influenciar na luta pela causa tibetana? Países ou atletas que apoiam esta causa deveriam se ausentar das aberturas dos jogos por exemplo?
De que maneira os patrocinadores do evento devem lidar com isso? No primerio momento eles acreditavam que iriam lucrar como nunca durante o evento e com o mercado chinês, mas agora já ficariam mais do que satisfeitos se não forem considerados "anti-tibetanos". O que com certeza mancharia suas marcas e também correria o risco de terem seus produtos boicotados por seus consumidores como forma de protesto.
Tudo parece depender de quão efetiva será a mobilização das organizações que lutam pela causa tibetana e o número de simpatizantes que estão aderindo a causa - contra a resposta do Comitê Olímpico e as eventuais ações tomadas pelo governo chinês.
As drogas sempre foram um dos principais temas de discussão não só no meio político mas também no ambiente familiar dos brasileiros.
Questões sobre quão maléficas as mais variadas drogas realmente são ao corpo humano; a defesa pela descriminalização da maconha; o combate ao tráfico; o esclarecimento da real responsabilidade que consumidores finais tem e as consequências de seus atos - independente de onde as drogas foram produzidas e/ou adquiridas.
Muitas pessoas assumem o uso de drogas ilícitas - algumas se dizem arrependidas, como "coisas da juventude", e que não fazem mais uso das mesmas - como é o caso do Senador Suplicy. Outros já preferem não expor abertamente sobre a continuação do uso ou não.
Bem, aqui vão dois exemplos de duas grandes autoridades políticas no país - que tem suas importâncias reconhecidas - e que foram usuários de drogas.
O questionamento fica com relação ao exemplo, a postura e o papel que figuras políticas como essas devem ter para os brasileiros. Principalmente os mais jovens.
O ideal seria que não só estejam cientes do erro, como também faça do combate as drogas e as consequências do tráfico e violência uma de suas principais "bandeiras" políticas.
O autor deste blog não se responsabiliza ou necessariamente concorda com todo o conteúdo dos vídeos aqui postados. Mas que a música ficou boa... ficou!
As reformas que este país precisa saíram da lista de prioridades do governo. Nem a reforma tributária, que acreditava-se que saíria depois que o governo perdeu a CPMF, não saiu.
A mídia que sempre busca dar enfâse apenas aos escândalos não parece ter tempo para dividir com o público e abrir uma ampla discussão das reais necessidades e prioridades do país.
Entre elas, com certeza é a reforma política que apesar de já ter sido discutida de forma breve quando o STF julgou a questão da fidelidade partidária, ainda existem inúmeros pontos a serem discutidos de forma aberta entre especialistas e também com ampla participação do eleitorado.
Entre elas:
- Novas regras de campanha e o uso da Internet; - Aumento do tempo de campanha; - Financiamento público ou privado; - Novas regras para a criação de novos partidos; - Dar continuidade ao horário político ou não; - Revisão dos períodos de todos os mandatos; - Voto obrigatório ou facultativo; - Fim da reeleição ou não; - Aumento das responsabilidade dos partidos políticos; - Novas regras para incentivar a participação das mulheres na política; - Educação: aulas de políticas públicas e sobre a importância/papel do governo para o ensino fundamental e médio; - (...). ______
Sobre este assunto, aqui vai um vídeo de 2006 do candidato ao Senado do mesmo ano: Fernandes Filho (PSDC - CE), que fora entrevistado pela TV União.
E aqui ele traz outro ponto muito importante com relação as necessidades do país.
"A reforma política ideal para o Brasil (...) deveria ser uma reforma do caráter do brasileiro".
O terceiro mandato seria um retrocesso a nossa jovem democracia. A prioridade do congresso deveria ser a reforma política; e de maneira inteligente, utilizando todo os meios de comunicação possíveis para discuti-la com a sociedade.
Lula, o rei das metáforas, e sem nenhum milésimo de suspeita contra a Ministra Dilma:
"A impressão que eu tenho é que alguém encontrou um osso de galinha e tentou vender para a imprensa que tinha encontrado uma ossada de dinossauro. Na hora que foi montado para saber de que tamanho era o dinossauro vão perceber que era um franguinho".
Lula também não tinha nenhum milésimo de suspeita do Zé Dirceu, Palocci, e cia...
E essa postura de que uma pessoa que presta um serviço como o da Dilma ao Brasil não deve ser acusada de nada. Me cheira a Paulo Maluf e a sua famosa maneira de conduzir os negócios públicos.
Mas sim, ao que tudo indica, Dilma é uma pessoa séria. O meu questionamento fica com relação ao julgamento do presidente.
O uso da Internet em campanhas políticas como ferramenta de divulgação tem sido reconhecido em todo mundo.
Através dela o público pode saber mais sobre os candidatos, detalhar as suas opiniões e experiências durante a campanha, demonstrar seu apoio, denunciar... em outros países, como os EUA, o eleitor também tem a liberdade de fazer doações para os candidatos, pode registrar seu correio-eletrônico para receber notícias do candidato, pode receber pedidos para se voluntariar...
São inúmeras as possibilidades da Internet durante uma campanha. E ela só tem a democratizar o processo.
Mas como podemos ver a ignorância do Tribunal Superior Eleitoral está prevalecendo.
Leia mais sobre o caso aqui, aqui e a Íntegra da Resolução do TSE aqui.
Sobre este assunto aqui vai um vídeo sobre o uso destas novas tecnologias na política: Universidade de Nova York (em Inglês)
Via Blog do Tas. Obs. Minha Tese de Mestrado está sendo justamente em relação ao uso da Internet na Política - a pesquisa será focalizada no Brasil. Farei questão de enviar uma cópia para o Ministro Marco Aurélio de Mello.