terça-feira, 30 de outubro de 2007

EUA X Irã = 3ª Guerra Mundial?

Este vídeo (em Inglês) é uma coletânea dos programas noticiosos de Domingo nos EUA.

Em todos eles o assunto é único. O que os EUA deve fazer em relação ao Irã. Entre os entrevistados e comentaristas, alguns defendem:

- O recente embargo Norte-Americano sobre a República Islâmica;
- Outros já pedem uma medida mais intensa, como ações militares (GUERRA);
- Por outro lado, outros apostam na diplomacia, e que eles estariam ainda muito longe de possuir a tecnologia da bomba.



Tudo isso é um replay do que levou ao início da guerra do Iraque. Os programas são baseados em debates entre pessoas com pensamentos opostos, eles apresentam as suas idéias, mas nada é colocado de uma forma mais clara, aberta.
__________

Me lembra também o cineasta Michael Moore em entrevista para a CNN alguns meses atrás quando lançava o seu novo documentário "SiCKO", ele disse ao jornalista que se desculpasse publicamente por não ter feito as perguntas difíceis ao governo de Bush e exigir as respostas honestas, como: "Onde estão as armas de destruição em massa?" - a guerra começou baseada nesta ameaça, mas nada foi encontrado em território iraquiano.

A grande mídia pareceu não se importar com o "erro" de Bush ao afirmar que Saddam possuia sim bombas atômicas. Estadounidenses não conseguem acreditar, muito menos entender que o seu país seria capaz de tudo isso por petróleo - para tomar controle sobre as refinarias iraquianas.

Moore acrescenta: "Estamos envolvidos nesta bagunça porque você e as mídias de massa não fizeram o seu trabalho".
__________

Os jornalistas instigam a guerra, pois é esta possibilidade que vende mais jornais e dá mais audiência na TV. Ou seja, por motivos econômicos teremos de ver mais um país sendo invadido pelos "defensores da liberdade e democracia".

Nenhum comentário: