terça-feira, 11 de março de 2008

O que Falta ao Gabeira? O Novo Candidato à Prefeitura do Rio

Fernando Gabeira anunciou sua candidatura ao Rio de Janeiro já há alguns dias. (leia entrevista aqui.) Mas parece que muito ainda deve ser pensado, planejado e pontuado em sua campanha.

O maior nome nacional do Partido Verde, ao ser indagado sobre suas políticas de combate ao tráfico de drogas, disse tudo - só não respondeu.



Fica claro que o candidato ainda não possui uma estratégia definida, e muito menos deve ter um programa para todos as áreas de atuação da prefeitura.

Mas, acho louvável a candidatura de Gabeira, certamente trará pontos de vista diferentes durante debates e também creio que deva apresentar soluções diferenciadas para os problemas dos cariocas.
___

Por agora, Gabeira me lembra de uma célebre frase do mundo político Estadunidense:

- Where is the Beef?

Frase lançada de 1984, durante as primárias dos democratas, por Walter Mondale (que fora Vice-presidente) ao seu rival Gary Hart - a campanha acabara ali para Hart. E recentemente endereçada ao presidenciável Barack Obama - porém sem maiores efeitos sobre sua campanha.

A lógica e o significado de "Cadê o bife?" é o de que falta conteúdo. Ou de que muitas idéias são apresentadas mas sem explicar como as tais serão realizadas.

Gabeira mesmo afirma que a sua maior arma é o movimento que lhe acompanha desde que voltou do exílio. Mas enquanto o movimento não delinear direitinho como pretende atuar caso ocupe a prefeitura, Gabeira não terá chances reais de ser eleito.


ps. Só para constar: em 1984, o marketeiro de Mondale, que lhe instruiu a dizer "Where is the beef?" durante o debate, é meu professor de mestrado. E um dos melhores.

Nenhum comentário: