quinta-feira, 15 de maio de 2008

Quem será Vice em 2010?

Enquanto muito se discute os presidenciáveis de 2010, quem será o candidato de Lula, ou até mesmo aqueles que ainda acreditam no 3º mandato - nenhuma especulação foi ainda criada ao redor de boas opções para vice-presidência, a não ser os próprios presidenciáveis quando composto em uma chapa única. Como a especulação do nome do Ciro Gomes (cotado tanto para o candidato de Lula, como também com Aécio).

No meu post de Domingo passado, podemos acompanhar o porquê da escolha de José Alencar ao lado de Lula. Além do apoio estratégico-financeiro de Alencar e seu partido, principalmente no 1º turno da campanha quando o PT estava praticamente sozinho. Partidos do hoje "bloquinho" encabeçados por Garotinho e Ciro Gomes (que na verdade estava no PPS na época, justamente para concorrer a presidência, mas hoje está no PSB) só ficaram ao lado de Lula no 2º turno.

A questão idealizada pela dupla Lula/Alencar está no contraste: classe trabalhistas/empresários, funcionário/empresa - passando a imagem de que todos os interesses seriam atendidos e/ou preservados.

A presença de Alencar de um homem mais velho, experiente, com ótima relação com a elite brasileira fez do Lula um candidato com uma imagem mais centrada, em contra-ponto a sua imagem de líder sindical radical. Preocupação esta, relatada pelo marqueteiro de Lula em 2002 em seu blog.

Pois bem, com relação a Vices em 2010, um bom nome é o do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. Hartung foi o governador mais bem reeleito em 2006 - melhor até mesmo que Aécio Neves. Foram 77,27% dos votos válidos contra 73,03% dos votos válidos de Aécio.

Segue uma breve entrevista do Paulo a Época, onde ele diz que gosta da estrutura atual de reeleição e reage a pergunta do repórter com relação a compor como Vice, em 2010, uma chapa governista à presidência.


Reportagem de Ricardo Mendonça.

Nenhum comentário: